Philip Morris International recebe 'Triple-A' do CDP pelo quarto ano consecutivo, destacando-se pelas suas iniciativas em prol do ambiente e da neutralidade carbónica

Nota máxima (A) para as áreas do clima, florestas e água. Dona da Tabaqueira posiciona-se no TOP10 mundial, entre 400 empresas distinguidas pelo Carbon Disclosure Project. Em Portugal, a fábrica da PMI é certificada em neutralidade carbónica e o consumo de água reduziu 45% desde 2010. 

Sintra, 8 de fevereiro de 2024 – Pelo quarto ano consecutivo, a Philip Morris International (PMI), da qual a Tabaqueira é subsidiária em Portugal, recebe a distinção Triple-A por parte do Carbon Disclosure Project (CDP), uma organização ambientalista global sem fins lucrativos, que reúne as empresas com melhor desempenho e transparência em termos de sustentabilidade em todo o mundo. A PMI recebe, assim, nota máxima (A) pela sua agenda e ação nas três áreas avaliadas: clima, florestas e água - ficando posicionada no TOP 10, a nível mundial, entre as 400 empresas analisadas para a Climate A List. 

Refletindo o seu compromisso com a transparência e o desempenho em termos de sustentabilidade, a PMI tem mantido a sua posição na Climate A List do CDP, nos últimos 10 anos, à medida que a empresa avança rumo à transformação do seu negócio, tendo a ciência como pilar, bem como o compromisso com a neutralidade carbónica até 2025 e diminuição de emissão de gases de efeito estufa (GEE) até 2040. No domínio das florestas, este é o quarto ano consecutivo que a PMI recebe nota máxima, sendo ambição da companhia chegar a zero desflorestação até 2030. No tema da água, a PMI recebe nota A pelo quinto ano consecutivo, estando a trabalhar para conseguir atingir os seus objetivos de gestão deste recurso, que incluem otimizar 10 milhões de metros cúbicos de água nas suas explorações de cultivo de tabaco até 2030. 

"O reconhecimento externo de organizações como o CDP motiva-nos a continuar a nossa jornada de transformação e a reforçar o compromisso com a sustentabilidade. Estamos satisfeitos que a PMI tenha recebido a distinção 'triple-A' do CDP pelo quarto ano consecutivo", disse Scott Coutts, Vice-presidente senior do grupo para as operações." Os relatórios claros e transparentes do nosso progresso também nos ajudam a encontrar novas oportunidades de ação, identificar e enfrentar riscos crescentes e de a anteciparmo-nos a mudanças regulatórias e políticas." 

A PMI está também motivada a adotar as recomendações da Task force on Nature-related Financial Disclosures [Divulgações Financeiras relacionadas com a Natureza – TNFD] e pretende publicar o seu primeiro relatório alinhado com esta entidade no exercício de 2025. Assim, a PMI faz parte do grupo inaugural de organizações que pretendem tornar-se Early Adopters do TNFD. 

 

"Reconhecemos a urgência de enfrentar as alterações climáticas e de proteger a biodiversidade e, é por isso, que a nossa estratégia de descarbonização e o seu progresso estão intimamente ligados à preservação dos ecossistemas naturais", disse Jennifer Motles, Administradora Executiva de Sustentabilidade da PMI. "Orgulha-nos muito sermos um dos primeiros a adotar a estrutura TNFD e reportaremos sobre isso mesmo já em 2025, o que tem por base o trabalho que já fizemos para incorporar riscos e oportunidades relacionados com o clima na nossa estratégia global de negócio, seguindo as recomendações da Task Force on Climate-related Financial Disclosures [Divulgações Financeiras Relacionadas com o Clima - TCFD]". 

Para aceder aos relatórios mais recentes da PMI, como o Relatório TCFD 2022, o Plano de Transição de Baixo Carbono, as Ambições de Água e Biodiversidade 2022, bem como informações adicionais sobre a abordagem da companhia à sustentabilidade, visite pmi.com/sustainability

Em Portugal, segundo o Relatório de Sustentabilidade 2022 da Tabaqueira, subsidiária da PMI, observou-se um decréscimo de 44% no consumo de energia da operação fabril, desde 2010 e registou-se uma redução de 75% das emissões carbónicas comparativamente a 2010. A Tabaqueira é certificada PAS 2060, que assegura a neutralidade carbónica da fábrica da Tabaqueira (incluindo emissões de CO2 compensadas). Registou-se igualmente uma consistente redução do consumo específico de água (um corte de 45% face a 2010), incluindo a recertificação Alliance for Water Stewardship da fábrica, que atesta as boas práticas na gestão deste recurso. 

Sobre o CDP 
O CDP é uma organização global sem fins lucrativos que gere o sistema mundial de divulgação ambiental para empresas, cidades, estados e regiões. Fundado em 2000 e trabalhando com mais de 680 instituições financeiras com mais de 130 biliões de dólares americanos em ativos, o CDP foi pioneiro no uso dos mercados de capitais e das compras corporativas para motivar as empresas a divulgar os seus impactos ambientais e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, proteger os recursos hídricos e proteger as florestas. Quase 20.000 organizações em todo o mundo divulgaram dados através do CDP em 2022, incluindo mais de 18.700 empresas que valem metade da capitalização de mercado global e mais de 1.100 cidades, estados e regiões. Totalmente alinhado com a TCFD, o CDP detém o maior banco de dados ambiental do mundo e as pontuações do CDP são amplamente usadas para orientar decisões de investimento e de aquisições, com vista a uma economia de carbono zero, sustentável e resiliente. O CDP é membro fundador da iniciativa Science Based Targets, da We Mean Business Coalition, da Agenda do Investidor e da iniciativa Net Zero Asset Managers. Visite cdp.net para saber mais. 
Task Force sobre Divulgações Financeiras Relacionadas com o Clima (TCFD)
O Conselho de Estabilidade Financeira (FSB) criou a Task Force sobre Divulgações Financeiras Relacionadas com o Clima (TCFD) em 2015 para melhorar e aumentar a divulgação de informações financeiras relacionadas com o clima. Após a divulgação do Relatório de 2023 da Task Force, a pedido do FSB, a TCFD foi dissolvida. O FSB solicitou à Fundação IFRS que assuma a monitorização do progresso das divulgações relacionadas com o clima, por parte das empresas. Para mais informações, sobre a Task force on Climate-Related Financial Disclosures visite o fsb-tcfd.org

Task Force sobre Divulgações Financeiras Relacionadas com a Natureza (TNFD)
A Task Force sobre Divulgações Financeiras Relacionadas com a Natureza (TNFD) é uma iniciativa liderada pelo mercado, baseada em ciência e apoiada pelos governos, que fornece às organizações as ferramentas necessárias para agir em questões relacionadas com a natureza. A TNFD desenvolveu um conjunto de recomendações e orientações para que as organizações reportem e atuem sobre dependências, impactos, riscos e oportunidades relacionados com a natureza. As recomendações e orientações permitirão às empresas e investidores a integração da natureza na tomada de decisões e, em última análise, permitem apoiar uma mudança nos fluxos de investimento globais para longe dos resultados negativos para mais próximo dos resultados positivos. Após dois anos de conceção e desenvolvimento em parceria com 20 parceiros, a TNFD lançou as suas recomendações finais em 18 de setembro de 2023. Com as recomendações divulgadas, a task force concentra a sua ação no incentivo e suporte à implementação voluntária, apoia as necessidades de conhecimento, capacitação e dados das empresas. Lançada em 2021, a TNFD é composta por 40 executivos seniores de instituições financeiras, empresas e prestadores de serviços, com ativos combinados de mais de 20 biliões de dólares americanos. Um grupo de mais de 1.300 organizações apoia o trabalho da task force como membros institucionais do Fórum TNFD. Para obter mais informações sobre a The Taskforce on Nature-related Financial Disclosures, visite tnfd.global

 

Philip Morris International: por um futuro sem fumo 
A Philip Morris International (PMI) é uma empresa internacional, líder na produção de tabaco que trabalha rumo a um futuro sem fumo, fazendo evoluir o seu portfólio a longo prazo para incluir produtos livres de tabaco e nicotina. O portfólio de produtos atual é composto principalmente por cigarros e produtos livres de fumo. Desde 2008, a PMI investiu mais de $10,5 mil milhões para desenvolver, fundamentar cientificamente e comercializar produtos inovadores sem fumo para adultos que, de outra forma, continuariam a fumar, com o objetivo de acabar completamente com a venda de cigarros. Isso inclui a construção de unidades de avaliação científica de classe mundial, designadamente nas áreas de toxicologia de sistemas pré-clínicos, pesquisa clínica e comportamental, bem como estudos pós-mercado. Em novembro de 2022, a PMI adquiriu a Swedish Match, líder em fármacos orais com nicotina, criando uma campeã global sem fumo liderada pelas marcas IQOS e ZYN. A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA autorizou versões dos dispositivos e consumíveis IQOS Platform 1 da PMI e do snus General da Swedish Match como produtos de tabaco de risco modificado. A 30 de setembro de 2023, os produtos sem fumo da PMI estavam disponíveis para venda em 82 mercados, e a PMI estima que aproximadamente 19,7 milhões de adultos em todo o mundo já haviam mudado para o IQOS e parado de fumar. Os produtos sem fumo representaram aproximadamente 36,2% da receita líquida total da PMI no terceiro trimestre de 2023. Com uma base sólida e experiência significativa em ciências da vida, a PMI anunciou em fevereiro de 2021 a sua ambição de se expandir para as áreas de bem-estar e cuidados de saúde e, através do negócio Vectura Fertin Pharma. Para mais informações, visite www.pmi.com e www.pmiscience.com.

 

Sobre a Tabaqueira
Fundada em 1927 é, desde 1997, subsidiária da Philip Morris International (PMI) em Portugal. A Tabaqueira é a maior empresa do setor no País e, atualmente, um dos principais centros de produção do Grupo, além de sede de Departamentos e Posições Globais da PMI, tais como o Leaf, que apoia as boas práticas agrícolas na Europa, Médio-Oriente e África, ou o IT Hub, que desenvolve aplicações de software para vários mercados internacionais. Localizada em Sintra, emprega cerca de 1.500 trabalhadores. Em 2022, o Grupo Tabaqueira/PMI exportou 87% da sua produção, afirmando-se como um dos maiores exportadores nacionais. O compromisso da Tabaqueira com a Economia, a Sociedade e as Pessoas é transversal a toda a sua atividade, procurando minimizar as externalidades negativas associadas aos seus produtos, operações e cadeia de valor. Para mais informação, consulte a nossa webpage www.tabaqueira.pt 

 

Partilhar