-
Pelo segundo ano consecutivo, a PMI posiciona-se no TOP 10 NET Zero 2024 da Forbes, que destaca as cotadas americanas que estão na liderança da transição para uma economia de baixo carbono;
-
Em Portugal, a Tabaqueira, subsidiária do grupo, já reduziu em 75% a sua “pegada carbónica”.
Sintra, 18 de junho de 2024 – A Philip Morris International Inc. (PMI) (NYSE: PM) ocupa o primeiro lugar no ranking Net Zero 2024 da Forbes, que distingue as 100 empresas cotadas nos Estados Unidos mais bem posicionadas e empenhadas na redução das suas emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Para classificar o compromisso das empresas com um futuro Net Zero (neutro em carbono), a Forbes recorreu aos dados das plataformas Sustainalytics e Morningstar. E considerou a estrutura de gestão de cada empresa para ajudar na avaliação dos riscos, governação, estratégia, e métricas para atingir os objetivos de descarbonização (escopos 1+2+3), bem como a capacidade financeira para suportar a concorrência do respetivo setor e as flutuações do contexto económico.
“À medida que transformamos o propósito da nossa empresa, rumo a um futuro sem fumo, esforçamo-nos por fazê-lo da forma mais sustentável possível, posicionando a empresa na liderança da descarbonização”, afirmou Jacek Olczak, Presidente Executivo (CEO) da PMI. “Muito nos honra sermos reconhecidos pela Forbes como a empresa mais bem classificada entre as empresas na vanguarda da transição Net Zero”.
Por sua vez, Jennifer Motles, Chief Sustainability da PMI, referiu: “A nossa abordagem à sustentabilidade vai além da minimização das externalidades negativas resultantes da nossa atividade e da mitigação de riscos. Desde sempre profundamente ligada à estratégia de transformação do nosso negócio, a sustentabilidade é uma oportunidade de inovação, crescimento e criação de valor a longo prazo”. E acrescenta a responsável: “Estamos empenhados em responder às preocupações dos nossos stakeholders e a nossa estratégia climática visa abordar os riscos relacionados com as alterações climáticas e criar resiliência, ao mesmo tempo que aproveitamos as oportunidades proporcionadas por um futuro de baixo carbono”, concluiu.
A redução das emissões de escopo 3 continuará a ser prioridade para a PMI, que está focada e concentra os seus esforços na redução das emissões de GEE em toda a sua cadeia de valor – continuando a progredir na direção da sua meta interna, validada pelo SBTi [Science-Based Targets initiative]: alcançar a neutralidade carbónica nos escopos 1+2+3 até 2040. Ou seja, assegurar a neutralidade carbónica de toda a sua cadeia de valor.
A Tabaqueira, subsidiária portuguesa da PMI desde 1997, tem sido uma das operações da companhia a liderar o processo de descarbonização do grupo: localizada no concelho de Sintra, em Albarraque, foi a terceira fábrica da PMI a alcançar a certificação em neutralidade carbónica (PAS 2060 incluindo emissões de CO2 compensadas). Entre 2010 e 2022, reduziu a sua “pegada carbónica” em 75%, por via do investimento contínuo da PMI no mercado português (mais de €415 milhões em 26 anos, sendo a maior fatia destinada ao aumento da capacidade produtiva e eficiência da unidade fabril, com foco na sustentabilidade das operações).
Marcelo Nico, Diretor Geral da Tabaqueira, afirmou: “Esta distinção global da PMI, enquanto líder na redução das emissões carbónicas, é também o reconhecimento do trabalho da Tabaqueira – quer para os objetivos globais do grupo, quer para a descarbonização da economia portuguesa. Somos um dos dez maiores exportadores nacionais e interagimos com um ecossistema que comporta uma rede de mais de 2.500 fornecedores e parceiros de negócio portugueses: por isso, no nosso progresso rumo à redução das emissões carbónicas de escopo 3, que abrange toda a cadeia de valor da Tabaqueira, estamos a mobilizar para a sustentabilidade muitos outros agentes económicos. Este efeito de arrastamento será crucial para a construção de um futuro melhor, de crescimento sustentável, que a todos beneficie. Portugal pode tornar-se num ponta de lança mundial e liderar a descarbonização, apoiando empresas e indústrias em transformação e que investem fortemente nesta transição.”
A distinção do ranking NET Zero 2024 da Forbes complementa o crescente reconhecimento externo do desempenho e do reporte em sustentabilidade da PMI, incluindo:
-
Inclusão no Quadro de Líderes de Engagement de Fornecedores do CDP – Carbon Disclosure Project pelo sétimo ano;
-
Obtenção da classificação Triple A do CDP – Carbon Disclosure Project pelo quarto ano consecutivo, colocando a PMI entre as empresas líderes mundiais em transparência e ação ambiental;
-
Adoção antecipada do quadro da Taskforce on Nature-related Financial Disclosures (TNFD);
-
Inclusão no Dow Jones Sustainability World Index (DJSI) pela primeira vez e no Dow Jones Sustainability North America Composite Index pelo quarto ano consecutivo, além de receber o status “Prime” no ISS ESG Corporate Rating;
-
Validação da iniciativa Science Based Targets (SBTi), metas de redução de emissões florestais, terrestres e agrícolas (FLAG), tornando a PMI uma das poucas empresas a obter esse reconhecimento.
Aceda ao link pmi.com/sustainability para saber mais sobre sustentabilidade na PMI e consultar recursos adicionais, incluindo PMI’s Integrated Report 2023, TCFD Report, Preserve Nature Report, Reduce Post-Consumer Waste Strategy Report, Sustainability Materiality Report, e Low-Carbon Transition Plan.
Philip Morris International: por um futuro sem fumo
Philip Morris International (PMI) é a principal empresa mundial de fabrico e comercialização de tabaco, que trabalha ativamente na construção de um futuro sem fumo e no desenvolvimento, a longo prazo, do seu portefólio com vista à inclusão de outros produtos, para além do tabaco e da nicotina. O atual portefólio é composto por cigarros e por produtos sem fumo. Desde 2008, a PMI investiu 12,5 mil milhões de dólares americanos no desenvolvimento, substanciação científica e comercialização de produtos inovadores sem fumo para adultos que, de outra forma, continuariam a fumar, com o objetivo de acabar completamente com a comercialização dos cigarros. Isto inclui o desenvolvimento de competências de avaliação científica de classe mundial, nomeadamente nas áreas da toxicologia de sistemas pré-clínicos, da investigação clínica e comportamental, bem como de estudos de pós-comercialização. Em 2022, a PMI adquiriu a Swedish Match – líder em soluções orais de nicotina – criando um grupo campeão global sem fumo, liderado pelas companhias das marcas IQOS e ZYN. A Agência Americana para a Segurança Alimentar e para o Medicamento (U.S Food and Drug Administration – FDA), autorizou a comercialização de uma versão do dispositivo IQOS Plataforma 1, e respetivos consumíveis, como um Produto de Tabaco de Risco Modificado (Modified Risk Tobacco Product, MRTP da sigla em Inglês), concluindo que a informação de modificação de exposição destes produtos é apropriada para a promoção da saúde pública. A 31 de dezembro de 2023, os produtos sem fumo da PMI eram comercializados em 84 mercados e a empresa estima que aproximadamente 33 milhões de adultos, em todo o mundo já mudaram para o sistema de aquecimento de tabaco da PMI. Em 2023, cerca de 37% das receitas líquidas do grupo já foram provenientes dos novos produtos sem combustão. Com uma base sólida e uma especialização significativa em ciências da vida, em fevereiro de 2021, a PMI anunciou a sua ambição de se expandir para a área do bem-estar e dos cuidados de saúde e, através do negócio Vectura Fertin Pharma, pretende melhorar a vida através da disponibilização de experiências de saúde perfeitas. Para obter mais informações, consulte www.pmi.com e www.pmiscience.com