“A Final Four Não É Um Cinzeiro” : Fundação do Futebol - Liga Portugal, Câmara Municipal de Leiria e Tabaqueira juntam-se em ação de sensibilização ambiental

Sintra, 25 de janeiro de 2024 - As emoções da Final Four da Allianz CUP andam de mãos dadas com a responsabilidade ambiental. A grande festa do Futebol Profissional foi campo, esta quinta-feira, de uma ação de sensibilização para o correto descarte dos resíduos provenientes de produtos de tabaco, concretamente, as beatas. 

Numa parceria com a Tabaqueira, diversos voluntários mobilizaram-se na recolha destes resíduos que, por serem de reduzidas dimensões, escapam facilmente às operações de limpeza que se seguem aos espetáculos desportivos. Ao longo de toda a competição foram distribuídos cinzeiros portáteis e foi partilhada a importância do correto descarte destes resíduos junto dos participantes. 

Essa realidade ficou evidente na iniciativa que decorreu nas imediações do Estádio Municipal de Leiria - Dr. Magalhães Pessoa e contou com a presença de Filipe Pais, secretário-geral da Fundação do Futebol – Liga Portugal, de Nélson Pereira, vogal do Conselho de Administração da Fundação do Futebol - Liga Portugal de Lúcia Cavaleiro, Manager de Comunicação e Digital da Tabaqueira, e de Carlos Palheira e Luís Lopes, vereadores da Câmara Municipal de Leiria com os pelouros do Desporto e do Ambiente, respetivamente. 

O caminho que continuará a ser percorrido na sensibilização ambiental dos cidadãos, procurando motivar a alteração de comportamentos no combate ao descarte incorreto de beatas, conta com novos agentes ativos como a Fundação do Futebol - Liga Portugal que acompanhará esta causa, para que o Futebol Profissional seja, também neste campo, um fator de mudança da sociedade.  

“Este é mais um dos momentos do ano em que a Liga aposta naquilo que faz parte do seu ADN, que é tentar transformar o mundo, fazer dele um sítio melhor. É muito significativo que esta ação decorra no âmbito da Final Four, um ecoevento. A sustentabilidade ambiental foi, é e será sempre uma prioridade da primeira instituição portuguesa a ser admitida no projeto Football for the Goals, um projeto das Nações Unidas à escala mundial em que buscamos o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Não é por acaso que aqui estamos. É porque todos os dias estamos a tentar mudar o mundo e educar uma sociedade sustentável, que deixe a quem vem a seguir um mundo melhor do que aquele que encontrou”, declarou Filipe Pais, secretário-geral da Fundação do Futebol - Liga Portugal. 

“Esta é mais uma das grandes ações que a Fundação do Futebol leva a cabo. A Final Four é um ecoevento e esta é uma ação à qual temos todo o gosto em estar associados: o lugar das beatas não é no chão, é no lixo. Dentro do que têm sido as nossas intervenções de sensibilização ao nível da sustentabilidade ambiental, aqui estamos: se todos contribuirmos um bocadinho, de certeza teremos um mundo melhor”, afirmou Nélson Pereira, vogal do Conselho de Administração da Fundação do Futebol - Liga Portugal. 

“Esta é uma ação importantíssima na lógica da educação ambiental. Para nós, é muito importante que estes grandes eventos tenham também esta forte componente de sustentabilidade, que neste caso é espelhada também na participação das crianças que estão connosco nesta ação, para que depois sejam elas, em casa, os promotores destas boas práticas, do comportamento e da edução que queremos para as gerações mais novas, para que isso se reflita no futuro. Esta associação da Liga Portugal, da Câmara Municipal de Leiria, mas, acima de tudo, da comunidade, é absolutamente fundamental para que isto produza resultados positivos, conforme esperamos”, comentou Luís Lopes, vereador da Câmara Municipal de Leiria com o pelouro do Ambiente. 

 

"A Final Four é um evento multidisciplinar, engloba várias facetas do próprio quotidiano dos leirienses, na cidade e no estádio. Na Fan Zone congregamos muito do que é saúde. As nossas populações são, tradicionalmente ativas. Somos uma das populações mais ativas do país, em termos de prática de atividade física, temos acima de 60 por cento, portanto, são pessoas que, naturalmente, já são ativas e predispostas a ser saudáveis. Estas iniciativas são ótimas, até para trazer todos aqueles que ainda não estão neste ecossistema. Então, o que pretendemos é mesmo isso, que as pessoas se juntem a causas que são saudáveis, sustentáveis, para que possamos construir uma sociedade melhor e com mais futuro", afirmou Carlos Palheira, vereador da Câmara Municipal de Leiria com o pelouro do Desporto. 

“O comportamento individual de cada um de nós faz a diferença na sustentabilidade do nosso planeta. Por isso, a Tabaqueira continua focada na sensibilização da população para o correto descarte dos resíduos provenientes de produtos de tabaco, neste caso em concreto, as beatas. É para nós um grande orgulho contar, nesta missão, com parceiros institucionais que nos permitem sensibilizar milhares de cidadãos em vários pontos do país, e que trabalham, tal como nós, em prol de um futuro melhor”, referiu Rui Minhós, Diretor de Assuntos Institucionais da Tabaqueira. 

 

A iniciativa “A Final Four Não É Um Cinzeiro” integra a campanha “Portugal Não é um Cinzeiro”, que faz parte da política global de sustentabilidade da Philip Morris International (PMI), da qual a Tabaqueira é subsidiária, que visa a sensibilização dos portugueses em prol do combate aos resíduos e com vista à correta deposição dos filtros, e que chega agora a uma das provas desportivas mais importantes realizadas em Portugal. 

Sobre a Tabaqueira 
 Fundada em 1927 é, desde 1997, subsidiária da Philip Morris International (PMI) em Portugal. A Tabaqueira é a maior empresa do setor no País e, atualmente, um dos principais centros de produção do Grupo, além de sede de Centros de Excelência da PMI, bem como do Departamento Leaf, que apoia as boas práticas agrícolas na Europa, Médio-Oriente e África, assim como do IT Hub, que desenvolve aplicações de sfotware para vários mercados internacionais. Localizada em Sintra, emprega cerca de 1.500 trabalhadores. Em 2022, o Grupo Tabaqueira/PMI exportou 87% da sua produção, afirmando-se como um dos maiores exportadores nacionais. O compromisso da Tabaqueira com a Economia, a Sociedade e as Pessoas é transversal a toda a sua atividade, procurando minimizar as externalidades negativas associadas aos seus produtos, operações e cadeia de valor. Para mais informação, consulte a nossa webpage www.tabaqueira.pt 

 

Partilhar